Reação Esportes | Saúde da mulher e prática de esportes: dupla perfeita
16434
post-template-default,single,single-post,postid-16434,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.3,vc_responsive

Saúde da mulher e prática de esportes: dupla perfeita

Saúde da mulher e prática de esportes: dupla perfeita

A prática de esportes traz benefícios que vão além da boa forma. Para as mulheres, que normalmente têm uma vida dinâmica e, muitas vezes, uma rotina que incorpora uma jornada tripla de trabalho com a divisão carreira, casa e filhos, o esporte pode ser um aliado para lidar com problemas e com o estresse.

É científico. Pesquisadores comprovam que no campo da saúde mental, praticar esportes ajuda no alinhamento de substâncias relacionadas ao sistema nervoso – o que melhora a elevação dos níveis de oxigenação e do fluxo sanguíneo no corpo como um todo. Por si só, essa mudança já melhora o funcionamento da memória e da concentração, além de prevenir o acidente vascular cerebral (AVC).

A ciência tem reunido indicadores eficientes para inserir um potente efeito à lista das vantagens positivas da prática de atividades físicas: o aprimoramento do cérebro. Ou seja, uma vida ativa, com a realização constante de exercícios físicos, pode significar a escolha correta para melhorar os desempenhos intelectual e profissional.

Há evidências crescentes de que o exercício físico pode ter um impacto imediato na memória, além de aprimorar a capacidade em se aprender algo novo. Um estudo alemão, que reuniu cerca de 80 mulheres que falavam apenas o alemão, por exemplo, revelou que o ciclismo realizado em conjunto com a aprendizagem de uma língua estrangeira auxiliava as alemãs a se lembrarem das novas palavras mais naturalmente.

Na pesquisa, as mulheres foram divididas em três grupos. Todas ouviam nos respectivos fones de ouvidos diversas palavras reunidas, um substantivo alemão comum e seu equivalente polonês.

A diferença era em como os três agrupamentos as escutava. As mulheres do primeiro grupo as ouvia sentadas. As do segundo, depois de andar suavemente em bicicleta durante 30 minutos e as do terceiro, usavam os fones de ouvido enquanto pedalavam com intensidade por 30 minutos.

A conclusão dessa pesquisa mostrou que as integrantes do último grupo poderiam lembrar as novas palavras melhor do que os outros dois grupos.

Na correria do dia a dia, com inúmeras tarefas acumuladas pelas mulheres, até a chave do carro se perde. Então, comece a pedalar!

Mulher, escolha a atividade física de sua preferência  

Brincadeiras à parte, ninguém precisa pedalar caso não goste deste esporte. A escolha deve ser feita sempre de maneira muito individual, levando em conta alguns fatores que listamos abaixo:

  • Gosto pessoal, já que não adianta iniciar uma atividade física que a pessoa não se sinta adequada e feliz praticando;
  • Aptidão é importante. Escolher atividades em que as habilidades sejam confortáveis é essencial;
  • Analisar os riscos associados à atividade física. Alguns exercícios podem estar associados a alguns tipos de lesão em determinadas pessoas que já são predispostas. Atente-se a isso, respeitando os limites do próprio corpo;

Peça orientação a profissionais qualificados

A equipe Reação Esportes recomenda que a prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado, incluindo médicos, fisioterapeutas e educadores físicos capacitados.

“A atividade física consiste em exercícios bem planejados realizados de maneira repetitiva. Os treinamentos oferecem benefícios aos praticantes e têm seus riscos minimizados por meio de uma orientação e controle adequados”, explica o educador físico da equipe da Reação Esportes, Robson Cabral.

Outro ponto importante, que não deve ser esquecido, é adotar uma alimentação saudável rica em frutas, legumes, verduras e fibras. Prefira o consumo de carnes grelhadas, evite o consumo excessivo de doces, comidas congeladas e beba muito líquido – de preferência água e sucos naturais.

Ficou animada? Podemos te ajudar! Entre em contato!